Contributos dos webfólios para o desenvolvimento profissional de professores de Biologia/Geologia: um estudo centrado na formação inicial

Jacinta Moreira, M. Ferreira

Abstract


Este trabalho apresenta um auto-estudo sobre a prática formativa de professores e procura contribuir para a compreensão da natureza do ensino e da aprendizagem sobre o ensino através do aprofundar de conhecimentos geradores de boas práticas, que articulamos e partilhamos com outros. Partindo de experiências anteriores de trabalho com portefólios reflexivos no âmbito do ensino, iniciámos no ano lectivo de 2009/2010 uma nova etapa das práticas de formação de professores em situação de Prática de Ensino Supervisionado[1] de estudantes de Biologia e Geologia, agora com recurso à construção cooperativa de webfólios. ____________________________________________________________

[1] A PES faz parte da Iniciação à Prática Profissional (IPP) - unidade curricular do 2º ano do plano de estudos dos 2º Ciclos em Ensino da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, tendo a duração de um ano lectivo e valendo 48 ECTS, e realiza-se nas disciplinas da(s) área(s) específica(s) do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, nos estabelecimentos de ensino (públicos ou privados).

 


Full Text: PDF

 

 

Hosted and maintained by Método Directo.