Estudo comparativo dos produtos da combustão natural e industrial dos carvões da Bacia Carbonífera do Douro

Joana Ribeiro

Abstract


Resumo: As escombreiras de rejeitados que resultaram da exploração de carvão na Bacia Carbonífera do Douro e as escombreiras de cinzas volantes que resultaram da queima desse carvão na antiga Central Termoeléctrica da Tapada do Outeiro representam um dos impactos ambientais mais significativos causados pela exploração e utilização do carvão da Bacia Carbonífera do Douro. Recentemente, a entrada em auto-combustão de três escombreiras de rejeitados da exploração mineira vieram agravar o impacto ambiental causado.

Pretende-se com este trabalho caracterizar, com recurso à petrografia e geoquímica orgânicas, os produtos de combustão dos carvões da Bacia Carbonífera do Douro, quer industrial como é o caso da combustão na Central Termoeléctrica da Tapada do Outeiro, quer natural, como é o caso da auto-combustão das escombreiras de rejeitados.

Os dados obtidos indicam que alguns aspectos petrográficos presentes nas amostras associados ao processo de combustão natural nas escombreiras e combustão na Central Termoelétrica da Tapada do Outeiro são muito semelhantes e apontam para a ocorrência de temperaturas de combustão elevadas nas escombreiras. Os dados da petrografia e geoquímica mostram que existe uma quantidade significativa de inqueimados nas amostras o que indica que, quer a combustão no Central Termoeléctrica na Tapada do Outeiro quer, a combustão nas escombreiras de rejeitados não foi completa.


Keywords


Bacia Carbonífera do Douro, escombreiras de rejeitados de carvão, cinzas volantes, combustão.

Full Text: PDF

 

 

Hosted and maintained by Método Directo.