Actividades práticas nos manuais escolares de Ciências Naturais do 8º ano de escolaridade: um estudo sobre a gestão sustentável de recursos

Estefânia Francisco Pires

Abstract


As Orientações Curriculares de Ciências Físicas e Naturais (OCCFN) para o 3.º Ciclo e o Currículo Nacional do Ensino Básico identificam as perspectivas de educação para o desenvolvimento sustentável. Este estudo pretendeu analisar, em 5 manuais do 8.º ano de escolaridade, se estes integram, no sub-tema “Gestão Sustentável dos Recursos”, propostas de actividades práticas no sentido das OCCFN e que visem promover a educação para a sustentabilidade. Foi possível concluir que existe uma diversidade acentuada, em especial, relativamente ao número de actividades sugeridas em cada manual, e que estas nem sempre estão de acordo com as actividades propostas nas OCCFN.

Keywords


Manuais Escolares; actividades práticas; sustentabilidade; gestão sustentável dos recursos.

Full Text: PDF

 

 

Hosted and maintained by Método Directo.