O geopercurso como actividade "outdoor/indoor". Uma estratégia no ensino CTS

José Velho

Abstract


Resumo: Este trabalho tem como objectivo o desenvolvimento de uma actividade “outdoor/indoor” no âmbito do ECTS (Ensino-Ciência-Tecnologia-Sociedade) do currículo de Geologia. A preocupação de procurar encontrar estratégias para a melhoria da qualidade no ensino da Geologia levou à necessidade de desenvolvimento de actividades “outdoor” de modo a que os alunos pudessem ter um contacto directo com realidades, com factos concretos que, de outro modo, nunca seria possível conseguir. Neste âmbito desenvolveu-se um geopercurso junto da cidade de Tondela, que percorreu locais muito perto do estabelecimento de ensino e que mostram aspectos geológicos de grande interesse. A reacção dos alunos tem sido muito positiva conseguindo-se deste modo a introdução de conceitos mais ou menos complexos e cuja assimilação por parte dos alunos seria mais difícil de entender.


Keywords


Geopercurso, Ensino CTS, Geologia

Full Text: PDF

 

 

Hosted and maintained by Método Directo.